quinta-feira, 8 de outubro de 2015

SONO vs TRABALHO.

Como melhorar o sono de quem trabalha por turnos?

Redação Bonde -
Para melhorar o sono de quem trabalha por turnos, como enfermeiros, policiais ou padeiros por exemplo, é importante evitar alimentos estimulantes 3 horas antes do turno terminar e fazer uma sesta antes do turno iniciar ou cochilar, se possível, durante o turno para recuperar energia e diminuir o cansaço. 

Divulgação



Quem trabalha por turnos, principalmente quem faz várias noites no mesmo mês, não consegue manter um sono regular, podendo ter que dormir a qualquer hora do dia devido aos turnos rotativos, sendo física e psicologicamente muito desgastante para o corpo, aumentando o risco de desenvolver obesidade, diabetes tipo 2 ou atrasos na menstruação, por exemplo e, por isso o ideal é que o individuo sempre que possível procure dormir de noite para manter uma rotina. 

Algumas estratégias que podem ajudar a melhorar o sono de quem faz turnos são: 


1. Planejar o horário de sono para cada semana 
Para ajudar a dormir melhor deve-se planear o horário de dormir para toda a semana segundo os turnos que vai fazer, procurando dormir apenas o número de horas que normalmente precisa para recuperar a energia. 

Se fez o turno da manhã ou da tarde, deve procurar dormir durante a noite e, no caso de fazer turno da noite deve tentar deitar-se de manhã e fazer uma atividade relaxante durante a tarde desse dia, voltando a dormir durante a noite, para não desequilibrar a rotina. 

No caso de ter feito o turno da noite, é normal que mesmo depois de ter dormido as 8h acorde com sono e permaneça um pouco mais cansaço no dia seguinte, mas essa sensação vai desaparecendo ao longo do dia, sendo necessário manter-se ativo. 


2. Evitar alimentos estimulantes 3 horas antes do turno terminar 
Para conseguir adormecer com mais facilidade, principalmente se fizer turno da noite, não deve consumir alimentos nem bebidas com cafeína, como café forte, chocolate, bebidas energéticas ou pimenta, pois deixam a pessoa mais desperta e ativa. 

No entanto, para manter a energia durante o trabalho pode consumir estes alimentos desde que seja com moderação e no inicio do turno. 


3. Dormir num quarto confortável
 

Sempre que possível, o ideal é dormir em casa e não no local de trabalho, procurando preparar um quarto sem luz e ruído e que seja confortável, pois ajuda a adormecer mais rápido e a dormir sem interrupções. 

Para ajudar a adormecer pode tomar um banho relaxante e vestir um pijama confortável, procurando preparar o quarto o mais semelhante possível à noite, desligando as luzes, a tv e o celular, fechando a janela e usando tapa-ouvido e olhos para conseguir dormir bem. 



4. Fazer sesta antes de ir trabalhar 
Fazer uma sesta antes de iniciar o turno, pode ajudar a armazenar energia e evitar o cansaço durante o turno, sendo normal dormir entre 2 a 4 horas. Alguns profissionais, sente mais conforto se fizerem um cochilo durante o turno, o que também pode ajudar. 

Como descansar bem quando se faz turno da noite
 ?

Quem faz mais de 4 turnos de noite no mesmo mês, pode sofrer mais facilmente com as consequências do trabalho rotativo e para ajudar a dormir melhor, deve: 
• Dormir durante o dia, depois de fazer o turno da noite, apenas as horas que costuma dormir quando faz turno da manhã ou tarde, variando entre 6 e 9 horas; 
• Fazer atividades relaxantes durante o dia de folga, evitando dormir durante o dia; 
• Fazer a última refeição até 1 hora antes de ir deitar, para evitar a indigestão e a sensação de estômago cheio; 
• Evitar fazer refeições pesadas entre a meia noite e as 6 da manhã, procurando jantar antes de começar o turno e tomar um pequeno-almoço leve antes de ir dormir para adormecer rapidamente; 
• Fazer uma sesta de cerca de 2 a 4 horas antes de iniciar o turno da noite, para ter energia para o trabalho. 
• Em alguns casos, pode ser necessário tomar suplementos indicados pelo médico como melatonina ou triptofano para equilibrar o sono. 

Fonte: imagens artista desconhecido.(com informações do site Tua Saúde)bonde

Nenhum comentário:

Postar um comentário