quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Diagnóstico da apneia

Diagnóstico da apneia do sono é desconhecido por mais de 80% dos pacientes.


A apneia é um distúrbio caracterizado pela interrupção involuntária da respiração durante o sono. Atinge adultos e crianças e pode ocorrer inúmeras vezes enquanto a pessoa dorme, em obstruções que afetam as vias respiratórias por cerca de 10 segundos. Apesar da aparente facilidade de identificar o principal sintoma, especialistas da Air Liquide Healthcare chamam a atenção para o dado de que 80% dos pacientes desconhecem o diagnóstico da doença.

Existem dois tipos principais de apneia: a Obstrutiva, mais comum, que bloqueia as vias aéreas na garganta e atinge entre 1% e 6% da população mundial; e a Hipopneia, caracterizada por episódios de respiração superficial ou anormalmente baixa, por períodos prolongados de tempo. Nesse tipo de apneia, a obstrução das vias é parcial. 

Entre outros riscos, a apneia do sono eleva a possibilidade de ocorrência de infarto agudo do miocárdio ou de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Pode resultar ainda em desenvolvimento de síndrome metabólica, que tem como consequências o acúmulo de gordura, a alteração dos níveis de açúcar no sangue e a hipertensão arterial.

Como ocorre a apneia?
A obstrução das vias respiratórias pode ser causada, entre outros fatores, pelo relaxamento dos músculos da garganta durante o sono. Esse fenômeno pode ser mais intenso em algumas pessoas. 



Uma vez bloqueadas as vias aéreas, o fluxo do ar no organismo para e o nível de oxigênio cai. O cérebro “percebe” essa ausência e “responde” fazendo com que o paciente de apneia desperte mais vezes durante a noite. Geralmente, a pessoa não percebe esses “despertares” por estar em um estágio “inconsciente” da mente.

Quem está mais sujeito a ter apneia?
Normalmente, a apneia do sono é associada ao ronco, mas não se deve generalizar. Nem todos aqueles que roncam sofrem desse distúrbio. Outros sintomas podem indicar quem está mais propenso a ter apneia, tais como: repetidas idas ao banheiro durante a noite, sonolência excessiva durante o dia, sensação de sufoco durante o sono, problemas cardíacos ou vasculares, entre outros. Apenas um estudo do sono pode fornecer um diagnóstico definitivo sobre a apneia e mostrar o seu grau de intensidade. A ausência de tratamento pode acarretar em graves consequências e até levar à morte.


ALGUMAS EMPRESAS...

Fornece gases medicinais, equipamentos médicos, ingredientes especiais e serviços de atendimento domiciliar com o objetivo de prestar continuamente cuidados de saúde aos pacientes, desde o hospital até sua casa, com produtos e serviços que contribuam para proteger vidas vulneráveis. Em 2014, atendeu no mundo todo 7.500 hospitais e mais de 1,2 milhões de pacientes em casa e atingiu receita de 2.579 milhões de euros com o suporte de seus mais de 12 mil empregados.


FONTE: maxpressnet.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário