terça-feira, 21 de julho de 2015

Dormir não significa parar.

Isto é o que acontece sempre que está a dormir

Não é por se adormecer que o corpo para de trabalhar, pelo contrário.


A edição norte-americana da revista Cosmopolitan publicou no seu site tudo aquilo que o corpo faz assim que se adormece. Sim, mesmo a dormir, o corpo continua as suas tarefas diárias, algumas delas bem surpreendentes.
1. O nível de ‘idiotice’ aumenta – segundo alguns especialistas do sono, citados pela publicação, quanto maior for o estado de parvoíce, maior é a sensação e sono. E vice-versa.
2. A temperatura corporal diminui – Avi Ishaaya, médico e entendido em sono, diz que dormir é uma forma de o corpo reduzir o gasto calórico e, por isso, a temperatura corporal diminui.
3. O organismo limpa as toxinas existentes – assim que o corpo ‘adormece’, o organismo ‘desperta’ e faz uma espécie de limpeza interna, eliminando parte das toxinas existentes. Mas este processo apenas é eficaz quando o sono é tranquilo e respeita o tempo recomendado de descanso, diz a publicação.
4. As informações inúteis são esquecidas - Christopher Colwell, da Escola de Medicina da Universidade da Carolina, diz que toda a informação inútil ‘consumida’ durante o dia “felizmente” é esquecida durante o sono, ficando apenas os dados e conteúdos que são relevantes ou marcaram algum momento do dia.
5. O cérebro fica mais ativo – diz uma teoria que no sono REM, “o cérebro está a organizar os pensamentos, aquilo que aprendeu e as informações tidas como importantes”. Alon Y. Avidan, professor de Neurologia da Universidade da Califórnia, diz mesmo que é possível ter ideias e fazer descobertas durante o sono.
6. Todas as células individuais são reparadas – este processo acontece para reparar os danos ocorridos durante o dia e apenas é eficaz quando a pessoa dorme horas suficientes todas as noites.
7. O sistema imunológico atinge o ponto mais alto – as pessoas que têm problemas de privação do sono, por exemplo, ficam mais propensas a desenvolver infeções de forma mais recorrente.
8. É possível acordar entre cinco a 15 vezes por hora – os despertares, que ocorrem em qualquer altura do sono, são tão repentinos e momentâneos que é possível que não se dê conta que aconteceram.
9. É possível parar de respirar – as pessoas que sofrem de apneia do sono podem ter períodos durante o sono em que não respiram.
Fonte: noticiasaominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário