segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Dormir após as refeições.

Dormir após as refeições pode provocar náusea, queimação e dor. Saiba as causas do refluxo

Especialista dá dicas de como se prevenir do problema que afeta todas as idades.


Sensação de estômago cheio, náusea, queimação e dor torácica. Sabia que todos esses sintomas podem ser sinais de  refluxo? De acordo com Gustavo Andrade de Paulo, endoscopista membro da Sobed (Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva), o problema ocorre quando a “válvula”, conhecida cientificamente como esfíncter, que separa o estômago e o esôfago, não se fecha direito, levando alimentos, líquidos e sucos gástricos a voltarem para o esôfago.   
O especialista ainda acrescenta que pessoas de todas as idades podem ter refluxo, por isso, é importante o acompanhamento médico a qualquer sinal de desconforto. Veja a seguir as dicas do especialista para evitar o refluxo!

Não durma após as refeições 
É comum o refluxo em pessoas que costumam dormir logo após almoço ou jantar, afirma o especialista.
— O fato ocorre devido à ausência de gravidade, que facilita o encaminhamento do conteúdo gástrico para o esôfago quando a pessoa está deitada.


Procure comer mais vezes ao dia    
De acordo com o endoscopista, o ideal é se alimentar de quatro a cinco vezes por dia, a cada três horas e em pequenas porções. Comer demais pode piorar o refluxo


Reduza a quantidade de frituras 
Andrade de Paulo afirma que alguns alimentos contêm um alto teor de gordura, o que sobrecarrega o estômago e também relaxa o esfíncter, podendo resultar no caminho contrário do alimento.

Fuja das roupas apertadas 
O médico explica que peças justas na região do abdômen, como calças ou cintas e cintos, aumentam a pressão nesta região do corpo, facilitando o refluxo do ácido para o esôfago.

Diminua a quantidade de café, chocolate e cigarro 
As substâncias presentes no cigarro e em bebidas, como o café, relaxam o esfíncter esofágico inferior, possibilitando a volta dos alimentos, explica o médico.

Evite bebidas gasosas 
Segundo Gustavo Andrade, os gases ficam concentrados no tubo digestivo, ocasionando a distensão do estômago, o que facilita o refluxo. Portanto, refrigerantes e águas com gás devem ser evitados.

Evite condimentos 
Temperos como a pimenta, podem aumentar a secreção de ácido pelo estômago, aumentando a chance de refluxo, conta o especialista. Ele recomenda como substituição, as ervas aromáticas.

FONTE: http://noticias.r7.com/saude/
IMAGENS: Pinterest / Thinkstock / Wikimedia Commons / Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário