sexta-feira, 15 de maio de 2015

O frio chegou, vamos se cuidar !

Faringo conjuntivite adenoviral. Se você não se cuidar, vai pegar !

A longa denominação acima nada mais é que um resfriado acompanhado de dores na garganta. Bom hábito de higiene previne



Com a chegada dos dias mais frios, é costume manter ca asa e os ambientes mais fechados e, muitas vezes, até lavar as mãos adequadamente é esquecido. No entanto, esses comportamentos é um dos motivos para aumento de doença virais comuns à estação, como conjuntivites, dores de garganta, gripes, resfriados e viroses.
“Nos dias mais frios e chuvosos, por exemplo, é comum vermos todas as janelas dos ônibus fechadas”, comenta o oftalmologista Geraldo Canto, da Clínica Canto. Esse é o ambiente mais propício para a proliferação dos vírus que causam a faringo conjuntivite adenoviral, ou seja, os resfriados acompanhados de dores na garganta, por exemplo.
Já no caso da conjuntivite viral, Canto relata que é muito comum o ato de passar as mãos nos olhos ou se usar um lenço para secar o olho quando começam a se formar muitas lágrimas. Como nem sempre, quando se está na rua, é possível limpar as mãos, basta um contato como esse para que o virus da conjuntivite comece a agir. “Cerca de 80% das conjuntivites são causadas por vírus transmitidos pelo ar ou pelo contato com a pele”, explica Canto.
Também o número de casos de gripe, meningite e pneumonia tende a aumentar significativamente durante o inverno. O risco de transmissão cresce devido à maior concentração de pessoas em locais fechados, o que facilita a disseminação de vírus respiratórios.
Manter uma alimentação balanceada, dormir bem e praticar atividades físicas regularmente reduz as chances de contrair doenças comuns de inverno. Outra forma de se prevenir é higienizar as mãos com frequência, seja por meio da lavagem com água e sabão ou aplicação de álcool gel. Essa medida é extremamente eficaz para evitar a infecção por doenças respiratórias, cuja transmissão ocorre através do contato com pequenas gotículas expelidas por pessoas doentes. 
Da mesma forma, tocar em objetos ou locais manuseados por pessoas que possam estar doentes também pode transmitir os vírus. Por isso a importância da higienização com álcool gel ou com água e sabão a todo momento. Durante a fala, a tosse e o espirro, o doente pode contaminar objetos e até mesmo o ambiente. Por isso, o ideal é que se higienize as mãos sempre após tocar objetos de uso coletivo ou locais como maçanetas e corrimãos, por exemplo.
Fonte:bemparana.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário