segunda-feira, 11 de maio de 2015

Pare de ressonar.

Exercitar a língua para deixar de ressonar

A realização de exercícios com a boca e com a língua pode reduzir a frequência com que se ressona até 36% e diminuir a intensidade do ronco




Um grupo de especialistas brasileiros acompanhou, durante três meses, 39 pacientes que realizaram vários tratamentos para deixar de ressonar. Diariamente, foram submetidos a exercícios diários de terapia, que complementavam técnicas respiratórias e dilatadores nasais.
O estudo, divulgado na publicação norte-americana Chest, revela que os pacientes que apresentavam, no início, um nível de ronco "primário" ou uma apneia de sono "leve", diminuíram em cerca de 36% a frequência com que ressonam e a força do ronco diminuiu  59 por cento.
"Os exercícios levaram a uma redução significativa do ato de ressonar no nosso grupo de estudo", congratula-se o investigador Geraldo Lourenzi-Filho, que liderou o estudo. O Colégio Americano de Médicos do Peito considera que se trata de um tratamento "promissor e não-invasivo", que pode vir a tornar-se essencial para quem ressona. A organização considera que os utentes e a investigação em torno deste problema têm sido "esquecidos".
O ronco tem origem na vibração dos tecidos moles, que acabam por obstruir a faringe durante o sono. Apesar de ser um dos sintomas mais relacionados com a apneia de sono, a maior parte das pessoas que ressonam não sofre esta síndrome. À realização de exercícios em torno da boca e da língua, juntam-se outras medidas: evitar o consumo de álcool e de sedativos, não dormir de barriga para cima, perder peso e não utilizar sistemas de tratamento dentário durante a noite.

Os exercícios propostos pelos investigadores devem ser realizados diariamente, e passam por:
  • Encostar a ponta da língua ao palato duro (ou abóboda palatina) , deslizando-a em direção ao interior da boca (20 vezes)
  • Encostar toda a língua ao céu-da-boca e pressionar (20 vezes)
  • Pressionar a parte de trás da língua contra a parte inferior da boca, ao mesmo tempo que a ponta está encostada aos dentes de baixo (20 vezes)
  • Elevar a parte de trás do céu-da-boca (palato mole) e a úvula e, ao mesmo tempo, dizer a vogal "a" (20 vezes)
  • Colocar um dedo na boca, de cada lado, e pressionar para fora (10 vezes)
  • Durante as refeições, utilizar os dois lados da boca para mastigar.
Fonte:visao.sapo.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário